
Neste 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, a data se destaca por trazer uma reflexão sobre a importância de cuidar do corpo e da mente de forma integrada. Em meio às diversas possibilidades de atividades físicas, os esportes aquáticos e náuticos se destacam não apenas pelos benefícios à saúde, mas também por promoverem uma conexão com a natureza — especialmente com o oceano. Saúde, bem-estar e meio ambiente estão interligados.
Campanha da Fraternidade 2025 traz o tema “Fraternidade e Ecologia Integral
Práticas como surfe, canoa, windsurf, wing foil, stand up paddle, natação em mar aberto, vela e mergulho envolvem o corpo por completo. Além de fortalecer músculos e melhorar a capacidade cardiovascular, essas atividades ajudam na coordenação motora, no equilíbrio e na resistência física. Mas os ganhos vão muito além do físico: o contato com o mar, o vento, o som das ondas e a imensidão azul também impactam positivamente na saúde mental, reduzindo níveis de estresse e ansiedade.
Dia Mundial dos Animais Aquáticos: um alerta para a conscientização sobre os ecossistemas aquáticos
Estudos como o “Blue space: The importance of water for preference, affect, and restorativeness ratings of natural and built scenes”, da Universidade de Exeter, no Reino Unido, apontam que o ambiente marinho contribui para uma maior sensação de relaxamento e bem-estar. A chamada “terapia azul” — nome dado ao conjunto de benefícios proporcionados pelo contato com ambientes aquáticos — é cada vez mais estudada por profissionais de saúde e bem-estar ao redor do mundo.
A conexão direta com o mar durante as atividades aquáticas e náuticas, ou até mesmo o simples fato de caminhar na areia da praia, por exemplo, ajudam a promover uma consciência ambiental de preservação do ambiente marinho.
Cuidar da saúde é também cuidar do planeta. Por isso, no Dia Mundial da Saúde, a reflexão é sobre os hábitos e cuidados com saúde e também os cuidadosos para os ambientes que frequentamos. Ao adotar um estilo de vida mais conectado com a natureza, ganha-se em saúde e qualidade de vida. E, ao mesmo tempo, fortalecemos nosso compromisso com a preservação do planeta.
Porque cuidar da saúde vai além dos cuidados com o corpo e mente. É sobre criar uma relação mais respeitosa e equilibrada com o mundo ao nosso redor.