
A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), órgão do Estado do Ceará, participou, nesta quarta-feira (09/04), da Assembleia Geral do Consórcio Nordeste, em Brasília. O encontro reuniu os chefes do Executivo dos nove estados nordestinos e teve como objetivo deliberar sobre pautas estratégicas e estruturantes para o desenvolvimento da região.
Durante o encontro, os governadores e governadoras tiveram como pauta principal a definição da Agenda Legislativa Prioritária do Nordeste, com foco na articulação junto às casas legislativas para aprofundar a atuação institucional do Nordeste na formulação de políticas públicas nacionais, ampliando a voz e os interesses da Região, no debate legislativo.
Outro tema central da Assembleia foi o debate sobre o Sistema Elétrico na Região Nordeste. Líder em produção de energia limpa no País, o Nordeste busca soluções para otimizar o uso da sua matriz energética, evitando desperdícios e utilizando recursos estratégicos para alavancar a industrialização e o desenvolvimento regional sustentável.
Como coordenadora técnica da Câmara Temática do Meio Ambiente, do Consórcio Nordeste, a titular da Sema, Vilma Freire, se reuniu com o Presidente do colegiado, Rafael Fonteles, Governador do Piauí, sobre a preparação estratégica dos Estados Nordestinos para participação na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, também chamada de COP 30, que ocorre em novembro, em Belém do Pará.
De acordo com Vilma, a COP 30 representa uma oportunidade única para o Nordeste se posicionar de maneira firme e inovadora no cenário internacional. “A articulação entre os estados e a construção de uma agenda estratégica para o desenvolvimento sustentável são passos fundamentais para que possamos não só contribuir para o enfrentamento dos desafios globais, mas também para o fortalecimento da nossa identidade e do nosso potencial regional”, destacou.